Normas – Materiais Dentários I
Normas da Disciplina de Materiais Dentários I – 2011/1
ATENÇÃO: Neste Plano de Ensino são apresentadas as normas que regem a Disciplina de MATERIAIS DENTÄRIOS I (ODT 7101), incluindo o método de ensino, as obrigações dos alunos para com a disciplina e o regulamento pelo qual os mesmos serão avaliados.
I – DESENVOLVIMENTO DO CURSO:
O ensino de Materiais Dentários I será desenvolvido por intermédio de:
a) aulas teóricas (expositivas);
b) aulas práticas (laboratório);
c) consultorias.
II – DATA E HORÁRIO DAS AULAS:
Quintas-feiras, das 07:30 às 11:50 horas.
IIl – AULAS TEÓRICAS:
As aulas teóricas iniciam-se às 07:30 horas, horário este que deve ser fielmente observado. A chamada é executada no início das aulas, atrasos e interrupções perturbam as mesmas. Caso o aluno chegue após a chamada, poderá permanecer, porém, com falta acusada.
IV – AULAS PRÁTICAS:
a) As aulas práticas iniciam-se às 07:30 horas, ou após a aula teórica, momento em que será executada a chamada. Caso o aluno chegue após a chamada, poderá permanecer, porém, com falta acusada.
b) O UNIFORME para as aulas práticas consiste de roupa branca, calçados brancos e um guarda-pó, também de cor branca e com identificação visível do aluno (crachá).
OBS: Só entre no laboratório após vestir o guarda-pó.
Só retire o seu guarda-pó após sair do laboratório.
Mantenha-o sempre abotoado.
Nas aulas práticas não serão permitidos alunos com shorts,
bermudas e boné.
c) Todo e qualquer equipamento/material fornecido pela UFSC é de sua responsabilidade, portanto zele por ele e devolva-o ao final da aula, limpo e seco.
d) O laboratório só estará disponível ao aluno durante o período previsto para a aula. Tarefas adicionais ou não concluídas devem ser executadas no laboratório de apoio (laboratório de procedimentos do segundo andar, em frente à Clínica I).
e) É proibido ingerir bebidas/alimentos durante as aulas práticas.
V – CONSULTORIAS:
Consiste na assistência dada pelos professores, fora de horário de aula, aos acadêmicos que queiram aprofundar-se em determinado assunto, iniciar investigações científicas ou sanar dúvidas das aulas teóricas e/ou práticas.
VI – MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:
a) PROVAS TEÓRICAS (escritas):
Serão realizadas duas provas teóricas para toda a turma, em datas pré-determinadas no cronograma (salvo mudanças estritamente necessárias). As provas terão pesos diferentes e versarão sobre toda a matéria lecionada (cumulativa). Caso o aluno falte a uma ou mais provas, só terá uma segunda chance se a ausência for justificada e aceita pela disciplina.
b) AVALIAÇÃO PRÁTICA:
Cada aluno será avaliado em cada aula prática de acordo com critérios pré-estabelecidos, a saber:
1. Uniforme (uso e apresentação do mesmo, inclusive crachá).
2. Material e instrumental (presença, organização e limpeza).
3. Limpeza e organização da área de trabalho.
4. Produção e desempenho (execução e qualidade do trabalho solicitado).
5. Presença e interesse pela aula.
Obs. Falta na aula prática implica em nota zero na avaliação prática do dia.
VII – APROVAÇÃO:
a) A média final para aprovação deverá ser igual ou superior a seis (6,0) e será obtida pelas notas das seguintes avaliações: das duas provas teóricas e da avaliação prática.
b) Para o cálculo da média final os pesos atribuídos às provas serão os seguintes:
Prova 1 Peso 3
Prova 2 Peso 5
Prática Peso 2
c) Frequência: as faltas serão atribuídas por hora/aula e para a aprovação será necessário obter no mínimo 75% de frequência.