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Normas – Materiais Dentários II

Normas da Disciplina de Materiais Dentários II – 2011/1

ATENÇÃO: Neste Plano de Ensino são apresentadas as normas que regem a Disciplina de MATERIAIS DENTÄRIOS II (ODT 7102), incluindo o método de ensino, as obrigações dos alunos para com a disciplina e o regulamento pelo qual os mesmos serão avaliados.

I – DESENVOLVIMENTO DO CURSO:

O ensino de Materiais Dentários II será desenvolvido por intermédio de:

a)  aulas teóricas (expositivas);

b)  aulas práticas (laboratório);

c)   consultorias;

d)  seminários.

II – DATA E HORÁRIO DAS AULAS:

Terças-feiras, das 07:30 às 10:00 horas.

IIl – AULAS TEÓRICAS:

As aulas teóricas iniciam-se às 07:30 horas, horário este que deve ser fielmente observado. A chamada é executada no início das aulas, atrasos e interrupções perturbam as mesmas. Caso o aluno chegue após a chamada, poderá permanecer, porém, com falta acusada.

IV – AULAS PRÁTICAS:

a)    As aulas práticas iniciam-se às 07:30 horas, ou após a aula teórica, momento em que será executada a chamada. Caso o aluno chegue após a chamada, poderá permanecer, porém, com falta acusada.

b)    O UNIFORME para as aulas práticas consiste de roupa branca, calçados brancos e um guarda-pó, também de cor branca e com identificação visível do aluno (crachá).

OBS: Só entre no laboratório após vestir o guarda-pó.

Só retire o seu guarda-pó após sair do laboratório.

Mantenha-o sempre abotoado.

Nas aulas práticas não serão permitidos alunos com shorts,

bermudas e boné.

c)    Todo e qualquer equipamento/material fornecido pela UFSC é de sua responsabilidade, portanto zele por ele e devolva-o ao final da aula, limpo e seco.

d)    O laboratório só estará disponível ao aluno durante o período previsto para a aula. Tarefas adicionais ou não concluídas devem ser executadas no laboratório de apoio (laboratório de procedimentos do segundo andar, em frente à clínica I).

e)    É proibido ingerir bebidas/alimentos durante as aulas práticas.

V – CONSULTORIAS:

Consiste na assistência dada pelos professores, fora do horário de aula, aos acadêmicos que queiram aprofundar-se em determinado assunto, iniciar investigações científicas ou sanar dúvidas das aulas teóricas e/ou práticas.

VI – SEMINÁRIOS:

Visando estimular o hábito da leitura e despertar o interesse pela informação recente, os seminários serão realizados por e para toda a turma. Em datas pré-determinadas, os estudantes apresentarão trabalhos científicos previamente selecionados, sob orientação dos professores.

VII – MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:

a)    PROVAS TEÓRICAS (escritas):

Serão realizadas duas provas teóricas para toda a turma, em datas pré-determinadas no cronograma (salvo mudanças estritamente necessárias). As provas terão pesos diferentes e versarão sobre toda a matéria lecionada (cumulativa). Caso o aluno falte a uma ou mais provas, só terá uma segunda chance se a ausência for justificada e aceita pela disciplina.

b)    AVALIAÇÃO PRÁTICA:

Cada aluno será avaliado em cada aula prática de acordo com critérios pré-estabelecidos, a saber:

1. Uniforme (uso e apresentação do mesmo, inclusive crachá).

2. Material e instrumental (presença, organização e limpeza).

3. Limpeza e organização da área de trabalho.

4. Produção e desempenho (execução e qualidade do trabalho solicitado).

5. Presença e interesse pela aula.

Obs. Falta na aula prática implica em nota zero na avaliação prática do dia.

c)    SEMINÁRIOS:

Cada aluno será avaliado no seminário, sendo a nota atribuída de acordo com os seguintes critérios:

1. Participação no trabalho escrito selecionado para equipe a que pertence.

2. Participação na apresentação oral da equipe a que pertence.

3. Participação nas discussões durante a apresentação dos trabalhos de outras equipes.

VIII – APROVAÇÃO:

a)    A média final para aprovação deverá ser igual ou superior a seis (6,0) e será obtida pelas notas das seguintes avaliações: das duas provas teóricas, da avaliação prática, e dos seminários.

b)    Para o cálculo da média final os pesos atribuídos às provas serão os seguintes:

Prova 1                                                         Peso 3

Prova 2                                                         Peso 4

Prática                                                          Peso 2

Seminários                                                  Peso 1

c)    Frequência: as faltas serão atribuídas por hora/aula e para a aprovação é necessário obter no mínimo 75% de frequência.

IX – CORPO DOCENTE:

Professor Luiz Henrique Maykot Prates

Professor Associado – Responsável pelas disciplinas no ano de 2011.

Especialista em Dentística Restauradora – USP (Bauru – SP).

Mestre em Materiais Dentários – UNICAMP (Piracicaba – SP).

Doutor em Materiais Dentários – UNICAMP (Piracicaba – SP).

Professor Marcelo Carvalho Chain

Professor Associado.

Especialista em Endodontia – UFSC (Florianópolis – SC).

Master of Science em Biomateriais – University of Alabama (USA).

PhD em Biomateriais – University of Alabama (USA).

Professor JOÃO ADOLFO CZERNAY

Professor Auxiliar.

Especialista em Radiologia Odontológica – UFSC (Florianópolis – SC).

Mestre em Odontologia, área Materiais Dentários – UFSC (Florianópolis – SC).

Professora BETSY KILIAN MARTINS LUIZ

Professora Substituta (semestre 2011-1).

Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais – UFSC (Florianópolis – SC).

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais – UFSC (Florianópolis – SC).

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