Normas – Materiais Dentários II
Normas da Disciplina de Materiais Dentários II – 2011/1
ATENÇÃO: Neste Plano de Ensino são apresentadas as normas que regem a Disciplina de MATERIAIS DENTÄRIOS II (ODT 7102), incluindo o método de ensino, as obrigações dos alunos para com a disciplina e o regulamento pelo qual os mesmos serão avaliados.
I – DESENVOLVIMENTO DO CURSO:
O ensino de Materiais Dentários II será desenvolvido por intermédio de:
a) aulas teóricas (expositivas);
b) aulas práticas (laboratório);
c) consultorias;
d) seminários.
II – DATA E HORÁRIO DAS AULAS:
Terças-feiras, das 07:30 às 10:00 horas.
IIl – AULAS TEÓRICAS:
As aulas teóricas iniciam-se às 07:30 horas, horário este que deve ser fielmente observado. A chamada é executada no início das aulas, atrasos e interrupções perturbam as mesmas. Caso o aluno chegue após a chamada, poderá permanecer, porém, com falta acusada.
IV – AULAS PRÁTICAS:
a) As aulas práticas iniciam-se às 07:30 horas, ou após a aula teórica, momento em que será executada a chamada. Caso o aluno chegue após a chamada, poderá permanecer, porém, com falta acusada.
b) O UNIFORME para as aulas práticas consiste de roupa branca, calçados brancos e um guarda-pó, também de cor branca e com identificação visível do aluno (crachá).
OBS: Só entre no laboratório após vestir o guarda-pó.
Só retire o seu guarda-pó após sair do laboratório.
Mantenha-o sempre abotoado.
Nas aulas práticas não serão permitidos alunos com shorts,
bermudas e boné.
c) Todo e qualquer equipamento/material fornecido pela UFSC é de sua responsabilidade, portanto zele por ele e devolva-o ao final da aula, limpo e seco.
d) O laboratório só estará disponível ao aluno durante o período previsto para a aula. Tarefas adicionais ou não concluídas devem ser executadas no laboratório de apoio (laboratório de procedimentos do segundo andar, em frente à clínica I).
e) É proibido ingerir bebidas/alimentos durante as aulas práticas.
V – CONSULTORIAS:
Consiste na assistência dada pelos professores, fora do horário de aula, aos acadêmicos que queiram aprofundar-se em determinado assunto, iniciar investigações científicas ou sanar dúvidas das aulas teóricas e/ou práticas.
VI – SEMINÁRIOS:
Visando estimular o hábito da leitura e despertar o interesse pela informação recente, os seminários serão realizados por e para toda a turma. Em datas pré-determinadas, os estudantes apresentarão trabalhos científicos previamente selecionados, sob orientação dos professores.
VII – MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:
a) PROVAS TEÓRICAS (escritas):
Serão realizadas duas provas teóricas para toda a turma, em datas pré-determinadas no cronograma (salvo mudanças estritamente necessárias). As provas terão pesos diferentes e versarão sobre toda a matéria lecionada (cumulativa). Caso o aluno falte a uma ou mais provas, só terá uma segunda chance se a ausência for justificada e aceita pela disciplina.
b) AVALIAÇÃO PRÁTICA:
Cada aluno será avaliado em cada aula prática de acordo com critérios pré-estabelecidos, a saber:
1. Uniforme (uso e apresentação do mesmo, inclusive crachá).
2. Material e instrumental (presença, organização e limpeza).
3. Limpeza e organização da área de trabalho.
4. Produção e desempenho (execução e qualidade do trabalho solicitado).
5. Presença e interesse pela aula.
Obs. Falta na aula prática implica em nota zero na avaliação prática do dia.
c) SEMINÁRIOS:
Cada aluno será avaliado no seminário, sendo a nota atribuída de acordo com os seguintes critérios:
1. Participação no trabalho escrito selecionado para equipe a que pertence.
2. Participação na apresentação oral da equipe a que pertence.
3. Participação nas discussões durante a apresentação dos trabalhos de outras equipes.
VIII – APROVAÇÃO:
a) A média final para aprovação deverá ser igual ou superior a seis (6,0) e será obtida pelas notas das seguintes avaliações: das duas provas teóricas, da avaliação prática, e dos seminários.
b) Para o cálculo da média final os pesos atribuídos às provas serão os seguintes:
Prova 1 Peso 3
Prova 2 Peso 4
Prática Peso 2
Seminários Peso 1
c) Frequência: as faltas serão atribuídas por hora/aula e para a aprovação é necessário obter no mínimo 75% de frequência.
IX – CORPO DOCENTE:
Professor Luiz Henrique Maykot Prates
Professor Associado – Responsável pelas disciplinas no ano de 2011.
Especialista em Dentística Restauradora – USP (Bauru – SP).
Mestre em Materiais Dentários – UNICAMP (Piracicaba – SP).
Doutor em Materiais Dentários – UNICAMP (Piracicaba – SP).
Professor Marcelo Carvalho Chain
Professor Associado.
Especialista em Endodontia – UFSC (Florianópolis – SC).
Master of Science em Biomateriais – University of Alabama (USA).
PhD em Biomateriais – University of Alabama (USA).
Professor JOÃO ADOLFO CZERNAY
Professor Auxiliar.
Especialista em Radiologia Odontológica – UFSC (Florianópolis – SC).
Mestre em Odontologia, área Materiais Dentários – UFSC (Florianópolis – SC).
Professora BETSY KILIAN MARTINS LUIZ
Professora Substituta (semestre 2011-1).
Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais – UFSC (Florianópolis – SC).
Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais – UFSC (Florianópolis – SC).